domingo, 4 de janeiro de 2009

E este é o City Lights...

.
Tudo começou com uma simples conversa. Porque não se fala de livros no SL? Há espaço para tanta coisa... Um livro é um pretexto para falar de tanta coisa. Um grupo de leitura, porque não? A vantagem de estar no Second Life, é que não precisamos de financiamento, de um espaço físico, bastam as nossas ideias e quem nos queira ouvir. E será que alguém nos vai querer ouvir? Estamos a competir com discotecas... E se ninguém aparece? Não faz mal. Se ninguém aparecer, falamos nós do livro. Claro... Tentar não custa. Escolhemos um livro. Criamos um grupo. Um nome. "City Lights" soa bem, afinal tiveram a mesma ideia que nós... Sim "City Lights".

O livro? Porque não "O Admirável Mundo Novo" do Aldous Huxley? Alguém sugeriu... É um clássico, e eu nunca li. Nem eu. Vamos ler agora. E vamos ter muito que falar... Claro. Divulgamos o evento. Vieram seis pessoas, nada mau para começar. E muitas palavras vieram com elas. Outras sessões vieram, outros livros. Menos pessoas, duas vezes, três vezes... Vamos desistir? Não! As pessoas não gostam de cultura, não lêem. Há coisas mais interessantes para fazer. E para debater, é preciso pensar... dá trabalho! Vamos desistir? Não!

Continuamos. As pessoas vieram. As discussões eram animadas. Superavam expectativas. As nossas, as dos nossos leitores... Há quem não falte! Ena estiveram vinte pessoas... Acreditavas que seria possível? Não, nunca pensei... Vamos levar as nossas conversas para fora do SL? Um blog era boa ideia! Sim, há muita coisa para dizer que não deve ficar limitada a duas horas num mundo virtual... Claro... Um blog!

1 comentário:

  1. O projecto "City Lights" nasceu de uma conversa com a Hopes... já não me lembro onde... mas foi há quase um ano. Nessa altura ela vivia no SL em NYC e trabalhava numa galeria de arte. Falei-lhe nos meus sonhos e ela que já tinha trabalhado na sua vida académica nestes temas... alinhou. E assim criámos a primeira comunidade de leitores em língua portuguesa...

    Existia já uma lindíssima livraria construída pelo Imso que nos foi amavelmente cedida pelos owners de Portucalis que desde o início apadrinharam o nosso desafio.

    O primeiro livro apareceu assim tb tão naturalmente...(por proposta da Maggie) "O Admirável Mundo Novo" do Huxley. E foi bom..porque nenhum dos dois o tinha lido...era preciso começar mesmo pelo príncípio.

    E assim todos os meses se começou a reunir um pequeno grupo de pessoas nas últimas segundas-feiras, para conversar sobre aquilo que nos apaixona a todos: A vida, os livros e os seus autores!

    Um ano depois ...resolvemos criar este espaço independente dos blogs institucionais. Porque quando nos despediamos...ficavamos por vezes a cantar...como o Sérgio..."Hoje soube-me a pouco".

    Juntar material,opiniões, links interessantes sobre o que se passa à nossa volta tendo como tema os livros que andamos a ler... proporcionar uma informação diferente, não controlada e livre que nos deixe pensar e reflectir.

    Um blog...porque não? Sim um blog!
    Aberto a todos os que queiram participar.
    No SL e fora dele.

    Pois claro!

    ResponderEliminar