sábado, 17 de janeiro de 2009

Capitu


"Saber ler e escrever, vestir casaco e gravata, ter estudado e vivido na cidade, já nada serve. Só os bruxos são capazes de perceber o que se passa" Mário Vargas Llhosa (Lituma nos Andes).


Mas posso escrever um post por exemplo: " A noite está estrelada e fria e nos teus olhos verdes, tiritam os astros lá ao longe." Posso até tentar escrever versos tristes esta noite: "Pensar que não a tenho. Sentir que a perdi já. Importa-me lá que o meu amor não a podesse guardá-la. A noite está estrelada e ela não está comigo mais.
Como aficionado ainda podia escrever outras frases, umas linhas de despedida para a Marcia, dignas de um aficionado, de um aficionado da loucura. "Vou-me embora, querida, porque noto que envelheço e não posso suportá-lo. Além disso acho que estou acabado e as minhas depressões acentuaram-se muito ultimamente". (fingo que não vejo as mulheres que passam, mas vejo...é tudo mentira).

Mas se não tivesse ido lá... a Marcia não me deixaria voltar a casa. Depois de tantos anos, ali estava no mesmo local, desta vez ao som do Bob Dylan.
- Estás aqui há muito? Há uns sete meses...respondi-lhe mas durante esse tempo numa livraria...descobrem-se muitas coisas. Estava à espera que viesses.
- Como é ele o Senhor F. ( o dono)? Ele vem à loja de vez em quando?
- Normalmente vem todos os dias - respondi-lhe. (Eu já sabia quem ela era... não devia ter mais do que 30 anos).
- Sou a Capitu. Ele escreveu-me e pediu-me para aparecer... Parece que vão ler no "City Lights" o Dom Casmurro na SL.

Sem comentários:

Enviar um comentário