terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Um Estranho numa Terra Estranha

Um Ser Humano criado por marcianos retorna à Terra no inicio da idade adulta, para se deparar com costumes, valores e situações sociais que lhe são estranhas.
Para além de ser um excelente argumento de um filme rasca de ficção cientifica, este livro é também um dos clássicos da ficção cientifica, e empresta-nos a objectividade possivel para a análise de uma sociedade em mudança, no início dos anos 60.
Em contraste com as sociedades imaginadas de Huxley e Orwell, Heinlein traz-nos uma análise da sociedade em que viveu por um ser imaginado. Uma fantasia cientifico-hippie cheia de clichets e lamechices. Atrevem-se?

2 comentários:

  1. Definitivamente, passo!!! :-) Boas leituras!!! :-)

    ResponderEliminar
  2. Este livro conta a história de um homem vindo de Marte que ensinou a humanidade a grocar e a partilhar a água. E a amar.

    Entenda-se grocar, em sentido lato de compreensão total, completa e profunda das coisas e da vida.
    É uma palavra criada por Robert A. Heinlein em "Um Estranho Numa Terra Estranha". Palavra da língua falada pelos marcianos que significa ao mesmo tempo "beber" e "compreender algo até o ponto em que aquilo passa a fazer parte de nós".

    Com o êxito do romance, foi incorporada ao inglês como gíria. Foi traduzida dessa forma em português.Hoje temos o prazer de curtir...

    «Em meados dos anos 60, muitos jovens em confronto contra os valores mais "sagrados" do sistema americano adoptaram esta obra como um icone do movimento beatnik.»

    Ainda bem. Eu adoptei depois o Che Guevara!

    ResponderEliminar