quarta-feira, 4 de março de 2009

Da ficção científica à realidade

.
Mais uma vez os nossos leitores não me deixaram ficar mal. A ideia dos leitores progressivamente se tornarem também moderadores, resultou em cheio. A nossa Elora foi uma moderadora exemplar, manteve um debate animado com questões muito interessantes. Quem pensava que do Heinlein só se falaria de ficção científica, depressa percebeu que estava enganado.

A nossa moderadora captou de imediato a atenção de todos, quando se insurgiu contra o autor que no livro declarava que 90% das mulheres gostavam de ser violadas. Sexista? Preconceituoso? Que papel tinham afinal as mulheres no livro? Acabamos por concordar que o espírito hippie não tinha chegado à forma como as mulheres eram encaradas na obra... Mas outras questões se levantavam, como a religião e fé, em que acreditava o personagem principal? Nele próprio? Na racionalidade? Mike tentava "grocar" o que o rodeava. "Grocar"? Assimilar ou analisar profundamente deduzimos nós, e isso não é de um homem crente, mas de um ser pensante...



O debate foi um excelente exemplo de como se faz a ponte de um mero livro para a nossa própria realidade. A pretexto da postura do Michael Vallentine Smith, acabamos a discutir fé e racionalidade, o divino e o humano, valores e preconceitos, no fundo o que faz de nós quem somos.

É impossível reproduzir tudo o que foi dito, todas as citações que suscitaram debate. Por isso abrimos o blog e as caixas de comentários a todos os que estiveram presentes e que queiram partilhar as impressões de duas horas de discussão animada. Pela minha parte, vou destacar a citação do livro que acho, nos impressionou a todos:

“I grok people. I am people… so now I can say it in people talk. I’ve found out why people laugh. They laugh because it hurts so much… because it’s the only thing that’ll make it stop hurting.”


2 comentários:

  1. Não tenho comentários a fazer...estou apenas a ver se isto funciona..eu sei que temos leitores dentro e fora do SL e que partilham connosco a mesma paixão da leitura. Este blog´não tem pretenções especiais. É um livro de viagens que vamos fazendo juntos e que está aberto a todos que gostem de conversar sobre livros.

    Ficou combinado para Março ...um livro bonito...podia ser o "Principezinho"...podia ser a "Menina do Mar" da Sofia...podia ser o "Mar me quer" do Mia Couto...mas a sorte calhou a um chileno que escreve também romances de amor. Ficou portanto para dia 30 de Março, mesma hora mesmo local.

    E quem não gosta de romances de amor?

    ResponderEliminar
  2. "Claro que «Tu és Deus»...mas quem é que não é?" pag 409

    ResponderEliminar