segunda-feira, 6 de julho de 2009

A City Lights em Portucalis




A “City Lights” Bookstore em “Portucalis”. Dois anos de um projecto português na “Second Life”.

Sorrio quando me pedem para escrever sobre a “Second Life” em português e a “CIty Lights” bookstore em “Portucalis”. Que utilidade pode proporcionar um equipamento como este, em imagens de três dimensões, a uma comunidade falante de português na vida virtual? Como é que nesta nova ficção, o imaginário individual de alguns pode co-existir com a fragilidade efémera de um simples gesto, num projecto mais vasto e ambicioso de construção e coesão de um imaginário social diferente?

A livraria em “Portucalis” nasceu há cerca de dois anos pela mão e engenho do Imso Obscure e dos fundadores desta pequena comunidade, integrada num projecto mais amplo de âmbito cultural e educativo que se desenvolveu simultaneamente na ilha.

Com a “Academia Portucalis” e a “Galeria Lx” que mantêm desde a sua criação, actividades regulares e autónomas, a livraria participou no desafio de utilizar, formar e experimentar esta plataforma de comunicação que é a “Second Life”, em actividades que ultrapassam o mero aspecto lúdico.

Foi na “Livraria LX”, hoje “City Lights”, (em homenagem à mítica livraria de S. Francisco da Califórnia, fundada em 1953 por Lawrence Ferlinghetti , por onde passaram os maiores nomes da Beat Generation), que se instalou a primeira comunidade de leitura em português, uma iniciativa da Hopes&Dreams Allen e minha, mas que prontamente recebeu o apoio dos fundadores de “Portucalis”, que nos cederam as instalações existentes na altura e colaboraram activamente na divulgação deste projecto. E assim continua …

Reagindo a um certo cansaço de imagens e de sons, tem procurado experimentar neste ambiente virtual, vias alternativas para a divulgação e discussão em grupo, neste caso, de obras de literatura portuguesa e universal, procurando contribuir para a construção de um imaginário social mais rico, na “Second Life” falada em português.

A divulgação da cultura literária nesta plataforma interactiva de comunicação passa inevitavelmente pela criatividade, inovação e mudança, pelo que hoje, a Livraria “City Lights” apresenta-se noutro local em “Portucalis”, integrada num conjunto arquitectónico renovado, desempenhando desde a sua criação um elemento agregador da pequena comunidade portuguesa que participa activamente nas sessões mensais e mantendo as suas actividades regulares em parceria com outras entidades participantes nesta plataforma de comunicação.

E assim vamos continuar, “enquanto houver estrada para andar”.

Fokas Greenwood

( Artigo para a Revista Sábado)

Sem comentários:

Enviar um comentário