sábado, 16 de maio de 2009

Porquê "O Deus das Moscas"?


Escrito durante os primórdios da Guerra Fria e publicado em 1952, "O Senhor das Moscas" retrata a conflitualidade do pós-guerra, pois a história começa com a queda de um avião que tinha deixado a Inglaterra após um bombardeamento nuclear. Deste acidente, apenas um grupo de crianças sobrevive e, para serem resgatadas, elas estabelecem uma frágil sociedade "democrática". Entretanto, a luta pela liderança divide esta comunidade e instaura um violento conflito entre elas.

Esta obra de Golding pode ser interpretada sob várias perspectivas. Como uma analogia da luta entre a democracia, na qual todos podem ter voz, mas que, por outro lado, as decisões são arrastadas e controversas, e a ditadura, na qual um tirano estabelece um sistema hierárquico baseado na punição e no medo.

Entretanto, há uma mensagem mais profunda em "O Senhor das Moscas", já que ela pode representar os conflitos dentro da própria mente humana. Ralph é a consciência, porque todos seus esforços são o de manter a coerência no seu discurso e acções e de agir da maneira mais correcta para serem resgatados; Porquinho é a racionalidade; Jack, os instintos animalescos e primitivos; Simon, a contemplação e intuição. No fundo, Golding afirma que estas contradições não existem somente no interior de uma sociedade, cujo resultado extremo é a guerra, mas também no interior do próprio indivíduo.

E dito isto, penso que teremos pano para mangas... Um debate prometedor na última segunda-feira de Maio. A não faltar!

Sem comentários:

Enviar um comentário